terça-feira, 11 de maio de 2010

Como Viver em Sociedade?

Você já prestou atenção que estamos sempre reclamando de tudo e de todos?
Nada está bom o suficiente, somos como dizem perfeccionistas, se aparece alguém que realiza a tarefa melhor que eu, me torno totalmente competitivo, queremos apenas o melhor, ser segundo lugar é uma derrota? Não é assim meu caros leitores e amigos que acontece na grande maioria das vezes?
Pois bem, para conseguirmos viver em harmonia com os seres humanos e com a natureza, temos que aprender a viver em sociedade, deixar de lado o pensamento egoísta do “eu” e passar a viver no “nós”, uma empresa só funciona se todos os seus funcionários estiverem em harmonia, assim é a família e em geral a sociedade.
Pensemos, se estou num local onde tenho problemas com fulano que quer ser melhor que eu, com ciclano que julga meus atos e com beltrano que reparo tudo que faço, e sou convidado para trabalhar em um local que todos funcionam como uma corrente de união, vencendo e subindo juntos, onde vocês acham que ficarei?
Pois é, caros, só ficamos onde gostamos, aprendi isso comendo nos restaurantes de Manaus onde tem proprietários que te cativam e você sentiu vontade de voltar por conta da educação, do respeito e da dedicação dispensada a você, enquanto tem lugares que você quer ir embora o mais rápido possível, pois o proprietário só quer teu dinheiro, permanece o tempo todo com a cara fechada te atende com indiferença, um verdadeiro “bruto”.
São simples atos que nos difere um do outro, mais, no entanto a educação e o respeito abrem portas, nos faz pessoas mais humanas e solidarias, nos ajudam na relação com outro, nos faz valorizar a dedicação e o empenho de cada um em sua função, essa história ilustra bem isso:
Marcas de Batom no Banheiro...

Numa escola pública estava ocorrendo uma situação inusitada: uma turma de meninas de 12 anos que usavam batom, todos os dias beijavam o espelho para remover o excesso de batom.
O diretor andava bastante aborrecido, porque o zelador tinha um trabalho enorme para limpar o espelho ao final do dia. Mas como sempre, na tarde seguinte, lá estavam às mesmas marcas de batom...
Um dia o diretor juntou o bando de meninas no banheiro e explicou pacientemente que era muito complicado limpar o espelho com todas aquelas marcas que elas faziam. Fez uma palestra de uma hora.
No dia seguinte às marcas de batom no banheiro reapareceram...
No outro dia, o diretor juntou o bando de meninas e o zelador no banheiro, e pediu ao zelador para demonstrar a dificuldade do trabalho.
O zelador imediatamente pegou um pano, molhou no vaso sanitário e passou no espelho.

Nunca mais apareceram marcas no espelho
Moral da história: A simplicidade de um bom educador, não precisou castigar, nem brigar apenas educou como se vive em sociedade, respeitando o espaço e limites de cada um.
Portanto, meus caros jovens e amigos leitores, numa sociedade consumista da qual fazemos parte hoje, não é fácil viver em harmonia com a sociedade e com a natureza porque precisamos reproduzir o nosso sustento, nossas exigências de consumo, carências emocionais.
No entanto, nada é impossível, se uma sociedade entender que é possível produzir sem agredir tanto o Meio Ambiente, cuidar dos recursos hídricos, conservar as florestas, tirar delas somente o necessário para sobreviver, respeitar os outros, agir com educação, cordialidade, podemos sim fazer um mundo mais cheio do amor que Deus nos ensinou.
Professor Rodrigo Froés

2 comentários:

  1. ei Rodrigo eu tambem tenho um blog... acessa ai ta bom?!bjs
    http://ludianealves.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo,na Sta Terezinha(década de 70) aconteceu das meninas deixarem as marcas de batom nas paredes.
    Resumindo,o castigo imposto foi que elas limpassem a sujeira(beeeem mais difícil que em espelho...rsrsrr)
    Ano passado lá na ULBRA,soube de pichadores com escovinha e sabão,em plena atividade :)
    Sei que é só um começo.Mas um avanço se compararmos a escolas que teimam em suspender seus alunos achando que estão educando-os.

    ResponderExcluir